17 de janeiro de 2018 - 19:30

Cultura

04/10/2017 09:17

Semana de Conscientização sobre Dislexia começa nesta quinta-feira

A partir desta quinta-feira (5), Cuiabá será sede da II Semana Estadual de Conscientização sobre a Dislexia em Mato Grosso. Até o dia 11 de outubro, palestras, caminhada, mesas redondas e uma audiência pública marcam as discussões sobre o transtorno de aprendizagem. A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) é parceira do evento, que tem início com uma palestra, a partir das 18h30, no auditório Deputado Milton Figueiredo.

O objetivo é chamar a atenção para o transtorno e difundir informações sobre para facilitar a identificação e viabilizar o acompanhamento das pessoas diagnosticadas. De acordo com a presidente da Associação Mato-Grossense de Dislexia, Gabrielle Coury de Andrade, pesquisas apontam que cerca de 10% da população têm dislexia, porém não são diagnosticadas por falta de conhecimento.

“A primeira dificuldade geralmente surge na alfabetização da criança mas, na maioria das vezes, o problema não é diagnosticado e o processo de aprendizagem se torna cada vez mais complexo. A criança começa a se frustrar, passa a sofrer bullying e os pais e professores não identificam a causa da dificuldade e aprender por desconhecimento. Por isso, a necessidade de mobilizar as pessoas, falar sobre isso e assim possibilitar o aprendizado e a inclusão das pessoas diagnosticadas com dislexia”, explica Gabrielle Andrade.

Este ano, a Semana de Conscientização sobre a Dislexia em Mato Grosso conseguiu o apoio de três universidades e vai levar as palestras técnicas para serem discutidas com o público acadêmico. Outra atividade prevista é uma audiência pública, no dia 10 de outubro, no auditório Deputado Licínio Monteiro, na Assembleia Legislativa.

A audiência servirá para debater com a população políticas públicas inclusivas para pessoas com dislexia. As deliberações da audiência poderão ser acrescentadas ao Projeto de Lei 175/2016, de autoria do deputado licenciado Wilson Santos (PSDB), que dispõe sobre instituição da "Semana de identificação e apoio aos alunos diagnosticados com Dislexia" em Mato Grosso.

Gabrielle Andrade afirma que desde 2015, quando a associação foi instituída e a Assembleia passou a discutir as políticas públicas para pessoas diagnosticadas com dislexia, a visibilidade e mobilização aumentaram no estado. “Este ano conseguimos abrir para a população e profissionais que convivem com pessoas com dislexia e já conseguimos a pré-inscrição de 300 pessoas. Isso é um avanço muito importante e só com conhecimento podemos promover a inclusão”.

Definição - De acordo com a Associação Internacional de Dislexia, a dislexia do desenvolvimento é considerada um transtorno específico de aprendizagem caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração.

Programação:

Quinta-feira (5), 18h30 - Abertura da II Semana Estadual de Conscientização sobre a Dislexia em Mato Grosso.

Local: Auditório Deputado Milton Figueiredo, Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Sexta-feira (6), 19h – Palestra “Dislexia: vendo o mundo com outros olhos”.

Local: Instituto Invest de Educação e Consultoria.

Sábado (7), 17h – Caminhada da Conscientização sobre a Dislexia.

Local: Parque Tia Nair

Domingo (9), 19h30 – Mesa Redonda: Da alfabetização à vida acadêmica.

Local: Centro Universitário de Várzea Grande (Univag)

Segunda-feira (10), 9h – Audiência pública

Local: Auditório Deputado Licínio Monteiro, Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Terça-feira (11), 19h – Mesa Redonda: Vendo o mundo com outros olhos.

Local: Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão, anexo à Igreja Grande Templo

As inscrições ainda podem ser feitas pelo telefone (65) 3313-6358.


Copyright 2016 -  Todos os direitos reservados

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo