Economia

25/10/2018 10:16

Reconstrução da canalização de córrego prossegue pela Rua Rui Barbosa

O trabalho, que já teve dois trechos concluídos, consiste na substituição da tubulação metálica por aduelas de concreto

 

A reconstrução da canalização do Córrego Engole Cobra, situado no bairro Goiabeira, segue de forma célere ao longo da Rua Rui Barbosa. No local, uma equipe com cerca de 10 operários atua diariamente na substituição da antiga tubulação de metal por aduelas pré-moldadas de concreto. A obra, que em sua totalidade alcançará mais de 300 metros de extensão, é executada nesse momento no trecho compreendido entre a Avenida Senador Metelo e a Rua Cel. Bendito Leite.

O trabalho, coordenado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, recebe o investimento de aproximadamente R$ 2 milhões e resultará em uma solução definitiva para o problema de rompimento das estruturas metálicas. Neste momento, os servidores trabalham no rejuntamento das mais de 30 peças já instaladas e na colocação das últimas que completarão os 40 metros iniciais. Finalizada essa parte, a atividade avançará para as fases de aterramento e estabilização do solo, seguindo para a etapa de reconstrução da pavimentação.

“É um trabalho que vem sendo realizado desde o ano passado e que, com a sua conclusão, eliminará os riscos aos moradores da região. Nossa equipe verificou que a estrutura de toda extensão está comprometida e os rompimentos já acontecidos e solucionados evidenciam isso. Portanto, é de extrema importância a colocação das aduelas de concreto, que possuem uma durabilidade muito maior. É óbvio que é um serviço que gera transtornos para os moradores da região, mas pedimos a paciência de todos durante esse período”, explica o secretário Vanderlúcio Rodrigues.

Histórico

A intervenção da Prefeitura de Cuiabá na região teve início em março de 2017. Na oportunidade, por meio de um levantamento técnico feito pela Diretoria de Infraestrutura da Secretaria de Obras Públicas, foi constatado comprometimentos e desconformidades na estrutura por onde fluem as águas do córrego. Conforme o levantamento, a tubulação – edificada há mais de 30 anos – passou por um processo de corrosão. O primeiro trabalho foi efetuado em uma extensão de 70 metros, entre as ruas Leônidas de Matos e a Rui Barbosa.

No começo deste ano, o Município deu andamento ao procedimento de substituição na canalização no entroncamento entre a Avenida Senador Metelo e a Rua Rui Barbosa. O trecho foi bloqueado, após recomendação da Defesa Civil de Cuiabá, por conta do rompimento da estrutura que ocasionou uma abertura na pista, colocando condutores e pedestres em risco. Com o bloqueio efetuado, a Secretaria trabalhou emergencialmente na reconstrução da canalização da área de cerca de 40 metros.

Agora, o planejamento da Prefeitura é fazer a junção das duas pontas, por meio dos mais de 300 metros que estão sendo edificados atualmente. Todo o processo é dividido em três etapas. A primeira consiste no trabalho de escavação e limpeza. Posteriormente, a equipe de trabalho se empenha na colocação e fixação dos bueiros pré-moldados de concreto armado e finaliza o serviço com a parte de acabamento, que representa a estabilização solo, seguido do revestimento da via com a massa asfáltica. 


Copyright © 2017  Notícias de Hoje -  Telefone: (65) 3358-5258 - Todos os direitos reservados.