Educação

05/11/2018 13:33

Voltar Seduc certifica mais de 1,6 mil professores no Curso de prevenção à violência escolar

A secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) encerrou nesta quarta-feira (31.10)  o Curso online de prevenção à violência escolar EAD – Paz na Escola, aplicado aos profissionais de educação da Região Norte do Estado. Nessa regional foram atendidos 12 municípios, cujos polos são Alta Floresta, Peixoto de Azevedo e Sinop.

O enceramento do curso, nos três polos, foi marcado pela palestra de Relações Interpessoais, proferida pelo coordenador do projeto Anjos da Escola, coronel Marcos Roberto Goncalves, e pela entrega de certificados de conclusão de curso. Ao todo, foram certificados 1.665 profissionais da educação nessa regional.

Conforme destacou a secretária de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marioneide Kliemaschewsk, o Paz na Escola é um dos pilares do Anjos da Escola, um dos 10 projetos estratégicos do programa Pró-Escolas. O projeto Anjos da Escola atende 24 unidades educacionais da rede estadual e tem como base trabalhar a cultura da paz na escola, saúde na escola e a mediação de conflitos.

O Paz na Escola, que trabalha o combate à violência escolar, está sendo ampliado para várias escolas do estado por meio do curso. Uma de suas ações é formar professores para atuar em situações que vão além do trabalho pedagógico. “Ao participar dessa formação os professores passam a conhecer um pouco mais das diferentes formas de intervenções diante dos problemas de conflitos no ambiente escolar e são preparados a atender e fazer os encaminhamentos em casos de violência”, enfatizou a secretária.

Para a diretora do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapro) de Alta Floresta, Edileuza da Cruz, o projeto Paz na Escola é “fascinante”, pois contribui para fortalecimento do trabalho do professor no enfrentamento de conflitos diários na escola. “Tive a oportunidade de atuar como tutora no curso e amei o trabalho. A troca de experiências, as discussões e as reflexões promovidas no curso foram muito gratificantes. Mas é importante que esse material seja retomado no dia a dia no interior da escola”, disse a diretora.

Conforme informou o coronel Marcos Roberto, o Paz na Escola já formou 8.352 professores em todo o Estado e a um custo muito baixo para a Seduc, pois ele é realizado à distância, ou seja, online. “É um projeto de extrema importância, pois toca na vida das pessoas e ajuda a salvar vidas, principalmente de crianças e jovens. Que ele permaneça na rede como um programa de Estado e não de Governo”.

Anjos da Escola

O Anjos da Escola é uma ação pensada desde o plano de governo e é uma das ações mais importantes do Estado. Faz parte do Pró-Escolas, maior programa de investimentos da educação de Mato Grosso. A iniciativa conta com a parceria do Ministério Público, Poder Judiciário-MT, Secretaria de Estado de Saúde, Secretaria de Estado de Segurança Pública, Conselho Tutelar e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

 

 

Copyright © 2017  Notícias de Hoje -  Telefone: (65) 3358-5258 - Todos os direitos reservados.