17 de janeiro de 2018 - 19:00

Educação

26/09/2017 11:43

Circuito apresenta Caravana a mais de mil alunos da rede pública de Juína

A passagem da Caravana da Transformação pelo município de Juína marcou a vida de Tainara e Adelaide Schmitt. Além de conhecerem o projeto que reúne serviços de Saúde e Cidadania promovidos pelo Governo de Mato Grosso, mãe e filha ganharam lembranças nunca antes vividas.

Tainara foi uma das 1.086 crianças da rede pública de ensino que participaram do Circuito ‘Conhecendo a Caravana’, uma espécie de visitação guiada, apresentações e palestras direcionadas aos jovens do 5º e 6º ano. Nesta edição, as visitas ocorreram na quinta-feira (21) e sexta-feira (22) e contaram com a participação de 11 escolas públicas.

Criado na edição de Alta Floresta, o Circuito ‘Conhecendo a Caravana’ surgiu da necessidade de atrair também o público mais jovem à Caravana da Transformação e ofertar uma programação específica, mas essa foi uma edição piloto, que foi aprimorada em Juína, conforme contou a coordenadora executiva da Caravana e criadora do projeto, Janaína Gahyva.

“A idéia era casar duas coisas que observamos durante as caravanas: os jovens compareciam, mas não tinham algo organizado especificamente para eles e, além disso, tínhamos estandes com programações muito interessantes, mas que não eram atrativas a eles. Resolvemos unir o útil ao agradável e assim surgiu o circuito”, disse Gahyva.

Um exemplo de conteúdo específico, foi o desenvolvido pelo Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção (GTCC), que por meio de mini palestras ensinam sobre as consequências da corrupção, que podem começar em um simples ato de “colar” na prova da escola.

Cada circuito dura, em média, duas horas, com 10 minutos de visita a cada estande. Além do GTCC, participam da iniciativa a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), por meio dos programas Proerd e Rede Cidadã, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a adjunta de Esporte e Lazer, a Secretaria de Estado de Gestão, a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), a Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e o Projeto Teoria Verde.

E foi após conhecer essa rica programação, que Tainara realizou um grande sonho: sobrevoar sua cidade natal de helicóptero. Cada aluno que compareceu na Caravana concorreu a um vôo no Águia, helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), um óculos de Realidade Virtual e uma bicicleta.

Tainara foi uma das três crianças sorteadas com o vôo. A mãe, Adelaide, se emocionou com o ocorrido e contou que realizou um sonho por meio da filha. “Eu fico em dúvida se a Tainara é uma menina sortuda ou se ela é abençoada. Desde pequena, ela sempre ganhou brindes, foi sorteada em alguma coisa. Mas dessa vez, o prêmio vai ficar guardado na lembrança”, disse a mãe ‘coruja’.

Os olhos verdes da menina não conseguiam esconder a ansiedade enquanto ela esperava com outros dois alunos para embarcar em busca da realização de seu sonho. Durante 10 minutos, Tainara viu o mundo de cima e até conseguiu localizar a oficina mecânica de sua família lá de cima.

Enquanto isso, Adelaide fotografava a partida e a chegada. Quando o helicóptero pousou e Tainara enfim desembarcou, ela correu até a mãe e deu um longo abraço, seguido de uma pergunta inusitada: “Mãe, é a melhor coisa do mundo, posso ir de novo?”. Emoções à parte, a Caravana já faz parte de uma linda memória de mãe e filha.

Show do Robôzão

Sensação da Caravana, o Robôzão da Secitec é a atração final do Circuito. O público lotou o estande da Secitec durante as apresentações diárias. Com muita música e coreografia, o Robôzão também encanta os adultos que até param para fotografar o espetáculo. Além de ser um entretenimento, o robô é uma forma de despertar o interesse de crianças, jovens e adultos na tecnologia e na inovação desenvolvidas pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secitec.

 


Copyright 2016 -  Todos os direitos reservados

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo