Mato Grosso

20/08/2015 09:38 Fonte: Só Notícias (Foto: Ilustrativa)

Mato Grosso tem mais de 70% das áreas rurais cadastradas no CAR

As áreas de Mato Grosso cadastradas na base de dados do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar) já somam 53,7 milhões de hectares, o que corresponde a 73,68% da área total passível de cadastro (73 milhões de ha), conforme dados divulgados pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB). Até julho, foram cadastrados no sistema 77,9 mil imóveis rurais do estado. No Brasil, 58,64% da área foi registrada no mesmo período.

O prazo para o cadastramento vai até 5 de maio de 2016. Para auxiliar os produtores de Mato Grosso, o Sistema Famato vem contribuindo com orientações sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) por meio de palestras e oficinas para os Sindicatos Rurais e capacitações promovidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT). "Estamos bastante adiantados. Isso demonstra o empenho dos produtores rurais de Mato Grosso em regularizar a situação ambiental de seus imóveis e a importante contribuição do Sistema Famato/Senar para auxiliar nesse processo", afirma Rui Prado, presidente do Sistema Famato/Senar.
O CAR é uma das exigências do Código Florestal Brasileiro e é obrigatório para todos os imóveis rurais. O objetivo do cadastro é integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais estimulando a regularização ambiental.
No Brasil, conforme o boletim do SFB, no último trimestre houve um incremento de 17,6% do número de imóveis rurais cadastrados no sistema (360,5 mil imóveis que somam 34,9 milhões de hectares). A área passível de cadastro no país corresponde a 397,56 milhões de hectares, conforme estimativa do Censo Agropecuário 2006 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O total cadastrado até o momento soma 233,14 milhões de hectares (58,64%).

Copyright © 2017  Notícias de Hoje -  Telefone: (65) 3358-5258 - Todos os direitos reservados.