Mato Grosso

29/03/2018 09:32

ALMT realizará workshop sobre criação de geoparque em Chapada dos Guimarães

A Secretaria Municipal de Turismo de Chapada dos Guimarães sediará, nos próximos dias 09 e 10 de abril, workshop promovido pela Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT), com o fim de apresentar à comunidade os resultados do trabalho já desenvolvido pela Casa para a criação de geoparque – modelo de desenvolvimento sustentável alicerçado em três pilares: geoconservação, educação e geoturismo.

A proposta para criação do Geoparque de Chapada dos Guimarães engloba todo o território do município e visa relacionar aspectos relativos a Geologia, Paleontologia, Arqueologia, História, biodiversidade e cultura regional.

Por iniciativa do deputado estadual Wilson Santos (PSDB) – hoje licenciado, à frente da Secretaria de Estado de Cidades -, Câmara Setorial Temática (CST) foi instaurada ano passado no Legislativo mato-grossense, sob a presidência do geólogo Caiubi Emanuel Souza Kuhn, professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), uma das instituições parceiras.

A organização do evento em Chapada dos Guimarães também terá a participação do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT); Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e Desenvolvimento Econômico (Sedec); Companhia Mato-Grossense de Mineração (Metamat); Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Ecoss); Associação de Guias e Condutores de Turismo de Chapada dos Guimarães (AGCE); Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); Gabinete de Desenvolvimento Regional (GDR); Associação de Geólogos de Cuiabá (Geoclube); Sindicato dos Guias de Turismo de Mato Grosso (SINGTUR), além Prefeitura Municipal, anfitriã do workshop.

Da organização, participa ainda o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), órgão do Ministério das Minas e Energia cujos técnicos, inclusive, já têm um projeto elaborado para a implantação do geoparque, desde 2011.

PROGRAMAÇÃO

O evento terá início às 13h do dia 09 de abril. Em seguida, palestra será proferida pelo Professor Doutor Marcos Antônio Leite do Nascimento, docente na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sob o tema “O que é um geoparque?”. Depois dele, o presidente da CST, Caiubi Kuhn apresentará o “Histórico da proposta do Geoparque de Chapada dos Guimarães”.

Em seguida, o geólogo Anderson Alves de Souza, do CPRM, abordará “Geologia de Chapada dos Guimarães”. Na sequência, será a vez de Fernando Francisco Xavier, do ICMbio, que vai falar sobre “Turismo de Base Comunitária”.

No dia 10 de abril, também a partir das 13h, o workshop terá prosseguimento com o tema “Turismo em Chapada dos Guimarães” – abordado pelo secretário-adjunto de Turismo daquele município, Luiz Carlos Nigro; pelo titular da pasta, Jorge Defanti; e pelo Coordenador de Pesquisa e Planejamento da Sedec, Diego Augusto Orsini Bezerra.

Após, a representante do Ecoss, Suzana Schisuco Hirooka, vai tratar de “Paleontologia e Arqueologia”. Depois dela, a representante do IFMT, professora Natália Rosseto vai falar sobre “Roteiros turísticos”. O gestor hoteleiro Conrado Vitali Rohde, com o tema “Empreendedorismo e turismo”, vai fechar o ciclo de palestras.

Nos dois dias do evento, durante o período matutino, haverá oficinas – “Geologia básica e geologia de Chapada dos Guimarães”, ministrado pelo professor Caiubi Kuhn; “Réplicas de fósseis em gesso”, cujo facilitador será o geólogo Léo Adriano de Oliveira, da Metamat; “História e Cultura de Chapada dos Guimarães”, ministrado pela professora Vânia Cristina Nadaf, do IFMT.

Haverá ainda oficina sobre “Estruturação de trilhas e suporte”, com a doutora Zuleika Arruda e o mestre Bráulio Carlos.

Fonte: Haroldo Assunção


Copyright © 2017  Notícias de Hoje -  Telefone: (65) 3358-5258 - Todos os direitos reservados.