Policia

06/06/2018 10:20

Serviços Essenciais lideram ranking de atendimento presencial no Procon Estadual

O Procon Estadual registrou 2.728 atendimentos em maio. Por meio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) foram 1.631 registros, enquanto que pelo atendimento online – www.consumidor.gov.br – foram 1.097 reclamações em Mato Grosso.

No Sindec, o campeão de reclamações foi a categoria “Serviços Essenciais”, com 942 registros. Liderando o setor está “Energia Elétrica”, com 492 atendimentos, seguindo por “Água e Esgoto”, que teve 258. A terceira posição ficou com “Telefonia Celular”, com 132 reclamações.

O segundo lugar do ranking é ocupado pelo setor “Assuntos Financeiros” com 208 reclamações, registrando 58 procedimentos para a categoria “Cartão de Crédito”, 55 para “Banco Comercial” e 33 para “Cartão de Loja”.

A área “Produtos” está em terceiro lugar do ranking, com 186 atendimentos: 37 para “Combustível Automotivo”(Gasolina, Álcool, Diesel, Gás), 28 para “Telefone” (Convencional, Celular, Interfone, etc) e 13 para “Móveis para Quarto”.

Já o setor “Serviços Privados”, com 157 registros, ocupa a quarta posição, com 5 procedimentos para “Escola”(Pré,1°,2° Graus e Superior), 20 para “Estabelecimento Comercial” (supermercado, loja, padaria, locadora, frutaria, etc.) e 17 para “Estacionamento” (Particular, Supermercado, Shopping, etc).

O setor “Saúde” ocupa o quinto lugar do ranking com 90 reclamações: 61 para “Farmácia/Drogaria”, 11 para “Plano de saúde regulamentado” e três “Plano Odontológico”.Em sexto lugar está a área “Alimentos” com 36 reclamações, sendo 16 para “Farináceos” (fubá, polvilho, etc), sete para “Grãos, cereais” (feijão, grão de bico, arroz, farelo de trigo, sucrilho, aveia, granola, creme de arroz) e três para “Carne e Derivados” (hambúrguer congelado cru, peitos de frago temperados congelados, embutidos: salame, mortadela). A última posição do ranking é ocupada pela área “Habitação”, com 12 reclamações: quatro registros para “Incorporação” (construtoras e incorporadoras), quatro para “Condomínio” e três para “Loteamento”.

Integram o banco de dados do Procon Estadual os registrados efetuados na sede do órgão e nos postos de atendimento do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, do Ganha Tempo do CPA, da Assembleia Legislativa e do Ganha Tempo do Várzea Grande Shopping.

Atendimento online

Por meio da plataforma www.consumidor.gov.br. O Procon registrou 1.097 reclamações em Mato Grosso. A área “Telecomunicações” lidera o ranking, com 442 registros; em segundo lugar estão os “Serviços Financeiros”, com 404 reclamações; e em terceiro, “Produtos de Telefonia e Informática” com 109 registros.

Na quarta posição da plataforma, está a categoria “Transportes”, com 47 reclamações e, em quinto lugar, aparece a categoria “Demais Produtos”,com 33 reclamações. O sexto lugar é ocupado pela área “Demais Serviços”, com 29 registros, e o sétimo pela categoria “Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos”, que teve 23 registros. Em oitavo lugar, com quatro reclamações, está a área “´Saúde” seguida por “Educação” e “Alimentos” em nono lugar, que obtiveram dois registros.

As categorias “Turismo/viagens”, “Água, energia e gás” tiveram ambas uma reclamação registrada, já “Habitação” não obteve nenhum registro no mês de maio na plataforma www.consumidor.gov.br.

Serviço

O Procon-MT atende na sede estadual, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos.

No posto do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, o atendimento ao público também é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, no Várzea Grande Shopping, das 10h às 19h, e no posto do Ganha Tempo do CPA, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. No posto da Assembleia Legislativa, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou (65) 3613-8500.


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