12 de dezembro de 2017 - 12:41

Política

11/11/2017 07:50

Paulo Borges assume PSDB com missão de garantir vaga ao Governo e ao Senado para tucanos

Depois de seis anos no comando do PSDB de Mato Grosso, o deputado federal Nilson Leitão deixa a presidência da sigla. Os tucanos elegeram, nessa sexta-feira (10), o ex-vereador Paulo Borges para o cargo.

Ele recebeu 69 votos unânimes, de representantes de 25 municípios que participaram das eleições. A votação ocorreu na sede do partido, em Cuiabá.  

A nova diretoria ainda é composta por Rogério Salles (primeiro-vice), Paolla Reis (segundo-vice), Ussiel Tavares (secretário-geral), Renivaldo Nascimento (tesoureiro) e o próprio Nilson Leitão, que agora ocupa o cargo de terceiro-vice. 

As eleições partidárias atenderam uma determinação da Executiva nacional, que também passará por eleições em dezembro deste ano. O obejtivo é preparar o partido para o pleito de 2018.

Em Mato Grosso, a sigla buscará a reeleição natural do governador Pedro Taques e também tentará uma vaga ao Senado, cujo principal indicado é o deputado federal Nilson Leitão. 

A dificuldade encontrada está na quantidade de nomes e partidos aliados ao PSDB, que também têm pretensões eleitorais em 2018 e podem inviabilizar dois nomes tucanos na chapa majoritária. 

Paulo Borges assume o PSDB em um momento de crise interna na legenda: na última semana, surgiram rumores de que o governador Pedro Taques ameaça deixar o ninho tucano, após desentendimentos com Leitão. 

O impasse será discutido quando Taques retornar de uma viagem oficial à China e os líderes tucanos acreditam em um entendimento, apesar das fortes articulações de outros partidos na tentativa de cooptar o governador. 

O novo presidente da sigla deverá adotar uma postura conciliadora, buscando evitar que a crise se torne irreversível e Taques realmente deixe a legenda. 

Participaram da eleição nomes como os dos deputados Saturnino Masson, Jajah Neves, os vereadores Adevair Cabral, Renivaldo Nascimento, Ricardo Saad, e a prefeita Thelma de Oliveira.

O ato partidário também foi prestigiado por Rui Prado, pelo deputado federal Fábio Garcia, o prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB), o secretário-chefe da Casa Civil Max Russi (PSB) e o vice-governador Carlos Fávaro (PSD).  

 

 

Copyright 2016 -  Todos os direitos reservados

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo