Saúde

14/05/2018 10:56

Saiba mais sobre a hipertensão arterial e prevenção

Dia 26 de abril é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. E você já deve ter ouvido falar sobre hipertensão. Na verdade é provável que até esteja saturado de tanto ouvir falar sobre isso. Mais ainda: já deve ter ouvido falar de alguém que estava bem e do nada foi dessa para uma “melhor”. Pode ter sido uma consequência da “doença silenciosa”, que geralmente não apresenta sintomas visíveis, e é a principal causa de infarto do miocárdio, por exemplo.

É muito importante estar informado e conscientizado sobre os males provenientes dessa enfermidade, e o que pode ser feito para evitá-la ou controlá-la. Conforme a Sociedade Brasileira de Hipertensão Arterial, o quadro de hipertensão é quando a Pressão Arterial (PA) está acima dos valores de 140 para a Pressão Arterial Sistólica (PAS), ou pressão máxima, e 90 para a Pressão Arterial Diastólica (PAD), ou pressão mínima, o famoso 140x90 (quatorze por nove).

Cuidados

Para amenizar ou não entrar na condição de hipertenso, algumas dicas são valiosas e podem ajudar a fugir desse mal que acomete cada vez mais pessoas. As informações são do educador físico lotado na Gerência de Saúde no Trabalho e Qualidade de Vida da Secretaria de Estado de Fazenda, Henrique Arrais.

Pratique atividades físicas. Ninguém pediu para você ser um atleta, nem para se exercitar 1 hora por dia, 7 vezes na semana. Apenas seja uma pessoa mais ativa. É melhor se exercitar por 20 minutos ao dia, durante três vezes por semana, do que ficar sedentário comprometendo sua saúde e disposição;

Alimente-se bem. Ah, que novidade! Mas vamos lá, a uma dica muito simples: tenha em mente que é sempre melhor descascar que desempacotar! Melhor descascar uma maçã do que desempacotar um pacote de biscoito, “salgadinhos”, ou qualquer produto similar industrializado. Em resumo: use mais produtos naturais como frutas, legumes e castanhas no seu dia a dia;

Beba mais água. Praticamente todos os processos de funcionamento do seu organismo dependem da sua ingestão de água. Sem água tudo fica comprometido;

Use mais alho, deixando de lado os temperos prontos que contém quantidades além do recomendado de conservantes e sódio (sim, sabemos que o sal tem sódio, mas os temperos prontos tem Glutamato Monossódico, que além de ser viciante faz mal comprovado para o organismo.

Esse aqui é difícil, mas é de uma enorme utilidade: tente não se estressar! Estresse só te faz mal e ainda eleva sua pressão arterial. Procure sempre manter a calma e achar soluções para os problemas da forma mais leve possível. Alem de não alterar sua pressão, quem estive perto de você também vai agradecer. Melhora até seus relacionamentos interpessoais.

Esteja sempre próximo de quem você ama. Família, amigos, cachorro, papagaio, aquilo que te faz feliz. Isso, com certeza, ajudará sua pressão a se manter em níveis normais longe da tão falada Hipertensão Arterial.


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