Saúde

17/05/2018 09:45

Secretaria de Estado de Saúde apoia evento de incentivo à doação de leite materno

A Secretaria de Estado de Saúde, representada pela Equipe de Promoção do Aleitamento Materno (ECAM), da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde (COPHS), apoia e realizará a abertura de um evento no Shopping Pantanal neste sábado (19.05). O projeto, idealizado pela Ancar Ivanhoe, Rede Global de Bancos de Leite Humano e FioCruz, visa incentivar a doação de leite materno para os bancos de leite.

Entre as ações previstas na programação, que foi desenhada pela ECAM, estão inclusas roda de conversa sobre amamentação e ordenha, musicalização para bebês, pintura de barriga, massagem relaxante, massoterapia e atendimento individual sobre a aplicação do método Montessoriano, utilizado na educação das crianças, e sobre como montar uma horta doméstica.  O destaque fica para a exposição fotográfica sobre o tema Amamentação e a criação de pingentes de leite humano. “Todos os parceiros que vão participar de todas as ações, nós que fomos em busca, então a SES está como a organizadora das ações que serão realizadas, definidas através de um diálogo com os bancos de leite”, comentou Rodrigo Carvalho, nutricionista e técnico da ECAM.

Atualmente, a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano/Fiocruz (rBLH) necessita de 18 mil frascos por ano para garantir a nutrição de recém-nascidos prematuras e de baixo peso, que não podem ser amamentados pela própria mãe.

Para enfatizar a data, Rodrigo destacou que a Secretaria também se tornará, entre os dias 21 e 30 de maio, um posto de arrecadação de frascos de vidro com tampas plásticas, que são os vidros que podem ser utilizados no armazenamento do leite materno. “Os mesmos serão encaminhados para os bancos de leite de Cuiabá e Rondonópolis, com os quais a Secretaria de Estado de Saúde tem compromisso” disse o nutricionista.

O dia 19 de maio é considerado marco histórico da união de esforços entre os países integrantes da Rede Global de Bancos de Leite Humano no auxílio ao acesso de milhões de crianças que tanto precisam ao leite materno. Apenas um gesto pode fazer a diferença na vida de muitas crianças.

Sobre a Rede Global de Bancos de Leite Humano

A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR) é uma iniciativa coordenada pela Fiocruz em ação integrada com a Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno (CGSCAM), do Ministério da Saúde (MS). Atualmente, é composta por 218 bancos de leite humano (BLHs) e 194 postos de coleta, presentes em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. No ano passado, a rBLH-BR beneficiou mais de 165 mil recém-nascidos internados em UTI Neonatais e realizou cerca de dois milhões de atendimentos assistenciais às mulheres com dificuldade de amamentar.

Segue a programação:

Doação de Frascos no Shopping Pantanal

Quando: 18 a 28/05

Local: Fraldário

Doação de Frascos na Secretaria de Estado de Saúde

Quando: 21à 30/05

Local: Hall da SES

Mamaço e Roda de Conversa

Quando: 19/05

Local: Piso 2 (ao lado da Riachuelo)

13h - Abertura do Dia Mundial de Doação de Leite Humano - Pantanal Shopping, rBLH e SES-MT

13h15 - Roda de conversa - Amamentação e ordenha: doando vida. Com Carolina Vieira Peixoto da Silva Moura, médica e coordenadora do Posto de Coleta de Leite Humano “Via Láctea - caminho, luz e vida”.

14h - Mamaço

14h30 - Musicalização para bebês - com Keroll Weidner

14h30 às 17h:

• Massagem relaxante com a fisioterapeuta Kênya Martins

• Massoterapia com Elisangela Miranda

• Pintura de Barriga com Bem Gerar e Roda da Luz

16h às 17h

• Atendimento individual sobre a aplicação do método Montessoriano - com Ninho Montessori

• Atendimento individual sobre como montar uma horta doméstica - com Sulaine Barbosa agronoma

Exposições de arte:

• Elis Freitas - Exposição fotográfica “Mulheres Amamentando”

• Chris Costa Marques - Exposição Fotográfica de UM OLHAR ESPECIAL PHOTOGRAFIA “AMOR DE PEITO: A ARTE DE AMAMENTAR”

• Thatty Doula - Exposição de Pingentes de leite

• Daniela Monteiro - Exposição de telas “Aquarela”


Copyright © 2017  Notícias de Hoje -  Telefone: (65) 3358-5258 - Todos os direitos reservados.