Saúde

08/06/2018 09:58

Rondonópolis zera demanda por cirurgias de vesícula

Desde o lançamento do programa Fila Zero, a Prefeitura de Rondonópolis intensificou o trabalho da equipe de médicos cirurgiões e esse mês atendeu a todos os pacientes que tinham encaminhamento para cirurgias de vesícula, zerando a fila de espera.

Segundo a informação repassada pela Central de Regulação do município 406 pessoas fizeram a cirurgia de vesícula até quinta-feira (07). Todos os pacientes que foram localizados e tinham condições de saúde estável e baixo peso, foram atendidos. De acordo com a Central de Regulação, até os pacientes que receberam indicação cirúrgica esse ano já estão realizando os procedimentos.

As cirurgias de vesícula foram as primeiras a serem feitas pelo Fila Zero, que por meio de um convênio com o Hospital São João Batista, de Poxoréu, atendeu pacientes que aguardavam pela cirurgia desde 2013. O Fila Zero também está contemplando pessoas que precisam de retirar hérnia e desde o início do programa foram realizados 310 procedimentos cirúrgicos, também em Poxoréu.

A secretária de Saúde do município, Izalba Albuquerque, comentou que é muito gratificante poder resgatar a dignidade das pessoas e proporcionar mais qualidade de vida para os pacientes com problemas de vesícula, visto que causa muito dor. Ela lembrou que quando assumiu a Secretaria se deparou com milhares de pessoas na fila de espera por cirurgias eletivas e como as doenças na vesícula causam muita dor optaram por realiza-las primeiro.

Outro fator determinante, foi a constância nos atendimentos de pacientes na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que frequentemente buscavam tratamento na unidade para diminuir a dor na vesícula, sendo que em certos casos, somente a cirurgia consegue resolver o problema. “Alcançamos o primeiro objetivo com as vesículas no Fila Zero. Agora seguimos com as cirurgias de hérnia e também os atendimentos com os médicos especialistas e exames de imagens”, ressaltou Izalba Albuquerque.


Copyright © 2017  Notícias de Hoje -  Telefone: (65) 3358-5258 - Todos os direitos reservados.